terça-feira, abril 15, 2008

O Adeus do Baixinho


"Quando eu nasci, Deus apontou o dedo em minha direção e disse: esse é o cara." Romário.



Lendo o noticiário esportivo, especificamente no Blog Pffeifer esportes, vejo que o Romário finalmente irá se aposentar. Considero um momento histórico para o futebol mundial. Nem entro na questão do número de gols assinalados, mas pela qualidade técnica, conquistas e temperamento peculiar que ostentou durante a última década.

Talvez esteja postando sobre isso - aqui no Tisserand – somente para salientar que o clube em que ele mais marcou gols em sua carreira foi o Grêmio. Ou até mesmo, pela Copa de 94, a única que torci de verdade para o Brasil.

Na copa de 94, como todos sabemos, ele “comeu” a bola, dando o Tetra para a nossa seleção num campeonato que teve o gozado goleiro sueco Ravelli, fazendo caretas e piruetas; o craque Maradona pego por doping; o louco do Leonardo dando uma cotovelada criminosa; e pasmem, a Bulgária numa semifinal de Copa do Mundo. Além de claro, o Baggio batendo um tiro de meta na final, na cobranças de pênaltis – semelhante a cobrança do Fernando, do Inter, contra o América Mineiro.

Mas, a minha admiração pelo Romário, nasceu um ano antes - nas eliminatórias - jogando no Maracanã, contra o Uruguai. O goleiro Sibolde tirava até a mãe de dentro do gol. Para o azar dele, o Baixinho tava em campo, arrematando dois golaços: um de cabeça – alto como ele é – e um driblando o arqueiro uruguaio. Virei fã.

E foi assim por anos. Romário jogando, Romário marcando - ou bagunçando, ou brigando, ou dizendo bobagem. Ele pode. Nos áureos tempos, era assim: ninguém segurava o Baixinho. Quer dizer, exceto o Márcio Tigrão.


Fábio

8 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Sei lá, não vou muito com a cara do Romario, mas não posso negar que ele mata na grande área.
Mas já estava na hora dele pendurar as chuteiras, mas ele nunca vai sair do futebol: ou vai virar técnico, estátua (bom, isso eçe já virou :P )ou ainda ganhar algum cargo na equipe sei lá oq ue da seleção brasileira.

E tu acredita, eu lembro muito bem da conquista do tetra, e não só pela televisão, lembro das minhas grandes memórias do futebol - bom, isso tu já sabe, eu adoro futebol =) - tinha 5 anos...nossa!! minha memória anda boaaa!! \o/

beijos!!

Ps: Só não gostei daquela parte do Grêmio, mas eu te perdôo só dessa vez :P

Fui!!!

7:58 PM  
Blogger Gigis disse...

Nem sei direito o que dizer...Parabéns Romário!!hihihi

2:46 PM  
Blogger Guilherme Lessa Bica disse...

O Marcio Tigrão era devorador de craques. Afudê a homenagem; e merecida.

Abraço.

12:14 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Bacana homenagem ao "grande" baixinho...

Abraço...

Pedro...

2:03 PM  
Blogger Leandro Luz disse...

Que eu tenha visto jogar, foi o melhor. E gosto do que ele fala, não tem papas na língua. Lembra o gol dele de cabeça na semifinal contra a Suécia em 94? OS zagueiros tinham quase 2 metros. O verdadeiro fenômeno é ele.

3:36 PM  
Blogger Unknown disse...

Admito que o cara jogava muito, mas uso as palavras dele pro Pelé, pra ele mesmo: "É um grande poeta, de boca fechada!"

4:16 PM  
Anonymous Anônimo disse...

guris, atualizem, quero ler vocês =)

ah!! blog atualizado, passa por lá!!


beijos!!

6:55 PM  
Blogger Leandro Luz disse...

Cara, é verdade, Romário é o cara! Entendeu peixe?

Atualizei o meu, finalmente, dá uma passada lá!

Abraço

8:13 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial