terça-feira, março 11, 2008

O Calvário do Motorista Incipiente


Ao contrário da maioria dos homens da minha geração, nunca tive grande vontade de tirar a CNH. Tanto que, fui realizar meu exame, somente aos 23 anos, sem ter me aventurado no volante antes dessa idade. E, com as quinze horas aula da auto-escola - mesmo recebendo ensinamentos afinco - não me sentia a vontade para a realização da prova. Nem um pouco, para ser sincero.

Azar é do goleiro. Fui para o local do teste e me deparo com uma multidão de curiosos. O clima de tensão devastava a ínfima confiança dos aspirantes que insistiam em afirmar para si mesmo que tinham. E foi assim por duas horas. Comedido nos comentários, fixava um ponto no horizonte e pressionava com força o clipe que trazia no bolso – para descarregar a ansiedade - até chegar a minha vez.

-Nervoso, magro? – coloquialmente, questionou o examinador, minimizando o clima hostil de até então.

Fazendo uso da minha fisionomia cínica e um semblante sereno, afirmei solenemente que estava super tranqüilo. Eu sabia que não tava; e ele também, mas, faz parte do jogo. Vou em direção ao meu Ford ka preto, e começo o ritual de preparação. Uns 20 metros dali, ele e a minha instrutora aguardavam eu dar a partida. Agora era irreversível.

Com o nervosismo em nível elevadíssimo e por um descontrole do organismo acabo tendo um princípio de ereção, o que me revoltou ao extremo. Sem ter o que fazer, esperei por cerca de dois minutos. Ao ver minha instrutora já impaciente, começo a fazer movimentos espalhafatosos com os braços demonstrando que estava ajeitando o cinto até tudo voltar ao normal.

Pé na embreagem, partida, pisca pra esquerda. Arranca, pisca pra direita, encosta na baliza. (fiquei longe). Lembro das manobras automáticas e me recupero. Em dois minutos, dentro da baliza. Pisca pra esquerda, saio, pisca pra direita. Coloco na garagem, pisca pra esquerda, abro a porta, o examinador entra e começa o percurso.

Optamos por não falar sobre o tempo. Cada um na sua. A única coisa que ouvia era “dobra pra esquerda, converte a direita e estaciona aqui...”. No semáforo que notei meu despreparo. O pé esquerdo ao fundo; a perna direita, parcialmente flexionada, tremia numa intensidade perceptível, e nos causava um desconforto semelhante ao barulho da barriga involuntário, quando estamos em um local público. Com as mãos simulei batidas na direção tentando insinuar infantilmente – e bisonhamente - que a perna estava em sincronia com o som que batucava.

A lomba, que era meu temor maior, foi bem tranqüila. Começava a acreditar que não teria mais como dar errado, pois não tinha somado nenhum ponto até o momento. Contudo, na penúltima curva do trajeto, um fusca entra na contramão, me cortando a frente. Um bom velhinho – para não falar o que pensei no momento -, passou levantando o dedo no meio aos gritos de “barbeirooo”. Juro que tentei anotar a placa, pra caso fosse preciso voltar pra conversar com ele. Não consegui. Sem falar nada, fui até o final do percurso, e como fiz todos os dias, estacionei ao lado duma lixeira. Desci do carro, e esperei a sentença, junto de minha instrutora.

- Parabéns, tu zerou o teste – felicitou o examinador.

Agradeço cordialmente e vou embora. Ligo para minha noiva, aviso o resultado e sigo pra casa aguardar a chegada da noite para dormir o sono dos justos. Com plena convicção que não tinha as mínimas condições para ser aprovado, caso o teste não fosse realizado desta forma: mecânico, com critérios eliminatórios pífios, bastando decorar os piscas e o trajeto percorrido.

Fabio

16 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

2:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Bicha barbeira!!!! huauhahuahuha.

3:07 PM  
Blogger Guilherme Lessa Bica disse...

N.E.

O comentário acima do acima, foi excluído por tratar-se de um vírus novo na rede, e não pelo conteúdo da mensagem.

3:18 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Fábio, adorei teu texto, muito bom. Eu dei altas gargalhadas, pela forma cômica que escreveste.

“Com o nervosismo em nível elevadíssimo e por um descontrole do organismo acabo tendo um princípio de ereção, o que me revoltou ao extremo.”

“Com as mãos simulei batidas na direção tentando insinuar infantilmente – e bisonhamente - que a perna estava em sincronia com o som que batucava.”

“Juro que tentei anotar a placa, pra caso fosse preciso voltar pra conversar com ele. Não consegui.”

As partes que eu mais gostei..
Abraços
Bianca Rieth =*

5:20 PM  
Blogger Leandro Luz disse...

Muito bom o texto !
Descreveste exatamente o que se passa numa prova de auto-escola. Tu pelo menos escapaste do trauma da reprovação, eu não.

E a segunda prova, te garanto, é muito pior!

Abraço

6:36 PM  
Blogger "" Kinha "" disse...

huhdsuahdusa

Espetacular o texto, confesso que me deixas-te meio apavorada, ainda não tirei a carteira ...

Mais fora o susto, dei boas gargalhadas, interessante alguém quase ter uam ereção com um carro heheheh

Adorei


Bjos

12:04 AM  
Blogger Gigis disse...

Invejinha saudável de ti...nem sei quando vou poder tirar minha CNH.

12:06 PM  
Blogger Raquel Verardi disse...

Hahahha... só tu mesmo!
Muito bom :)

1:52 PM  
Blogger Leandro Luz disse...

Bah, cada vez que fiquei nervoso rolasse um "princípio de ereção" ia viver nessa situação hehehe

Mas legal, qgora que tu tem carteira vê se aparesse em Marilight Beach para enxugarmos um trago. Abraço e vamo patrolar os polenta hj!

3:00 PM  
Blogger Guilherme Lessa Bica disse...

N.E

novamente, valeu pelos coments.. :)

E leandro,

o texto é meio ultrapassado já... to pegando a permanente esse mes..

3:13 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Origada pelas dicas de linkar, quero só ver se agora eu consigo, pois sou bem lerda nessas tecnologias.

Pois é, quero muito ter um filho, teria até agora, mas como sou muito nova, não valia a pena.Tenho outras prioridades no momento.

É sempre bom recebEr tua visita!

Beijos

Bi

9:30 AM  
Blogger Myrella Sabrina disse...

Sim, lembrei de quando eu fui fazer a minha CNH... tudo bem parecido... não me sentia preparada e sim, nunca tinha dirigido... 15aulas não foram o suficiente...
mas hoje, as vezes, quase não acredito que sou eu que estou ali, dirigindo... e é muito bom...

mas claro, assim como tudo na vida... tem seu tempo...

Um beijo grande Fábio

Myrella Sabrina

11:39 PM  
Blogger Dann Ferreira disse...

hehehehe
q aventura hein fabião?
o seu texto preende o leitor até o final.... da vontade de saber oq rolará no final..porem, para sua infelicidade, vc zerou.. mas pelo menos deu um rolezinho de carro né...heheh...

Abração...

Danilo
www.o-diariu.blogspot.com

11:26 AM  
Blogger Fernanda Rodrigues disse...

oi fábio!
vim retribuir a visita... sabe, tenho 21 anos e me viro muito bem entre o meu all star e o metrô!
rsrsrsrs
Por enquanto, vou ficar serm carteira de motorista mesmo! rsrsrsrs
Beijokas

4:06 PM  
Blogger Guilherme Lessa Bica disse...

Valeu pessoal... :D

Mas dan, quando falo "zerar", é que não efetuei nenhuma falha no trajeto, algo equivalente a um 10, no colégio...


abraço a todos....

Fabio

4:13 PM  
Blogger Giza disse...

Acabei as aulas praticas agora e nem apareci para fazer a prova e com esse teu texto, puxa realmente acho que irei ficar so com a cnh "A", rsrsrsrs
Inté

11:40 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial