segunda-feira, setembro 25, 2006

Monólogos de um Paranóico

Ele caminha pelas ruas esburacadas da Cidade. Absorto, finge não perceber a árdua realidade ao seu redor. Por vezes, conversa com o “deixa que eu chuto”, enquanto espera o ônibus para a Capital e sente-se bem. Com isso, acredita estar contribuindo à sua maneira, com os menos favorecidos. Deixa ser enganado. É um filho da classe média. Às vezes, fala sozinho. Ensaia frases entrecortadas em meio a suas passadas largas. É egocêntrico. Seu pior defeito - diria ele.

Em uma tarde de julho passado, vivenciou uma situação peculiar. O seu perdido e despretensioso olhar, percorria de longe as tristes e poluídas águas do Guaíba. A temperatura baixa fazia com que sua respiração saísse esfumaçada, tornando o seu foco de visão uma bela paisagem, de certa forma, abstrata. Ao fundo, do outro lado da rua, enxergou um senhor acenando. Cabelos grisalhos, barba feita, parecia o conhecer a anos.

- Ele ta falando comigo? – pensa.

A única expectativa de não ser com ele, deu com os burros n’agua, em instantes. O rapaz que estava ao seu lado, olhava em direção ao idoso e não esboçava nenhuma reação. Parecia não ver ninguém. O que mais o intrigava eram os acenos continuados, mas, em nenhum momento o velho fez menção em ir até onde ele estava.

- Será se esse locão ta morto? Donde ele me conhece? – se cagava.

Não teve coragem de atravessar a rua. E o pior. Não era a primeira vez que acontecia. Outras vezes, pessoas diferentes, o acenaram. Felizes, lhe ofereciam um sorriso tenro e acolhedor. Em nenhum dos casos, houve um contato maior ou aproximação. Parecem apenas supervisioná-lo. De longe. Penso que ele não gosta disso. Apenas segue sua caminhada, com monólogos sussurrados, distraindo-se, tentando não encontrar mais des “conhecidos”.

Fabio

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Afudê, Fabão. Completamente esquizofrênico e autobiográfico. hauuhahuahuahuahuauha
Teu melhor texto.

11:27 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Muito boa Fabão...
Isso é reflexo dos tragos e "cosítas" mais acumuladas nesse corpo...
...Abraço...

10:14 AM  
Blogger Leandro Luz disse...

Caraca, meu...a capacidade de descrever detalhes em tao curto texto te credenciam a um grande escritor...parabéns, cara. OS comentários anteriores dizem algo q desconheço, mas imaginei q fosse algo assim.
Abraços e valeu pelos comentarios no meu blog!

1:26 PM  
Blogger Guilherme Lessa Bica disse...

N.E.

Prezados leitores, solicito que quando for denegrida o moral de quem vos escreve, que ao menos as pessoas se identifiquem... rs

Em relaçao aos comentários acima, esclareço se tratar de uma obra de ficção. Agradeço também, se possível,pararem com inveciones ou coisas do passado.

Fabio

12:18 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial